Projeto Memorial de Gestão vai ajudar a consolidar politicas educacionais
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SEC), contou com representantes na capacitação promovida pelo Instituto Natura, na terça-feira, dia 31, que teve como objetivo orientar gestores e técnicos das redes municipais de educação sobre a utilização da ferramenta Memorial de Gestão bem como na formação do Projeto Trilhas, destinado ao letramento e desenvolvimento da leitura dos alunos em sala de aula. A capacitação aconteceu no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Itabuna.
De acordo com diretor de Acompanhamento da Gestão da SEC, Fábio Melo, a ferramenta do Instituto Natura, disponibilizada pelo projeto, vai proporcionar que informações pertinentes ao setor educacional sejam preservadas, contribuindo para que futuros gestores, que sucedam os atuais à frente da administração municipal, possam dar continuidade, aprimorar e planejar as politicas públicas desenvolvidas no setor educacional.
“O registro destas informações é imprescindível, uma vez que se trata de preservar dados que darão subsídios ao Plano de Ação da nova administração, considerando os investimentos que foram feitos nas mais diversas áreas que envolvem a gestão educacional. Como por exemplo, as informações dos setores administrativo, de gestão de pessoas, de alimentação e de transporte escolar, além das ações executadas no âmbito da gestão democrática das escolas e da formação pedagógica continuada”, argumentou Fábio Melo.
Para o coordenador do Projeto Rede de Apoio à Educação (RAE), André Lopes, a continuidade das políticas públicas, após as eleições municipais que se avizinham, é o objetivo da Oficina Memorial de Gestão. O técnico do Instituto Natura ressalta que, a partir do registro das informações nesta ferramenta, os secretários municipais de Educação e suas equipes técnico-pedagógicas estão tendo a oportunidade de registrar suas contribuições para a educação municipal nos últimos quatro anos.
Dando sequência ao Projeto Trilhas, pedagogos e técnicos participantes foram orientados sobre como trabalhar o material utilizado em sala para letramento e desenvolvimento da leitura dos alunos das redes municipais de ensino. O Polo Bahia da Rede de Apoio à Educação foi formado no ano passado, com o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) e o Instituto Arapyaú, visando incentivar o desenvolvimento e adoção das melhores práticas da gestão e para o êxito da aprendizagem dos estudantes.